Cor do sangue menstrual e significado

Estamos falando sobre hormônios, ciclo menstrual, características normais e anormais para que em posse dessas informações você consiga ter mais autoconhecimento e entender o que acontece com o seu corpo através do ciclo.⠀

Hoje vou falar sobre um detalhe que pode ajudar você a entender mais sobre seu corpo e sua saúde: A COR DO SANGUE MENSTRUAL⠀

As variações nas cores do sangue da sua mesntruação geralmente não são patológicas do ponto de vista médico. Mas eles podem ser usados ​​para identificar certos desequilíbrios hormonais e deficiências de nutrientes, ou mesmo infecções.⠀

Na maioria das vezes, porém, não há nada para entrar em pânico se você notar uma tonalidade estranha em seu sangue menstrual.⠀

O fluido menstrual é composto por glóbulos vermelhos e o principal fator que causa variação na cor é simplesmente o oxigênio. Quando o sangue (menstrual ou não) é exposto ao oxigênio, a cor muda, ele fica mais escuro, geralmente marrom. ⠀

Por isso se ele sair mais devagar, como no inicio ou final do ciclo, poderá ficar mais exposto ao oxigênio e mais escuro.⠀

Lembrar que as cores variam de mulher para mulher considerando suas individualidades e não há um padrão que poderíamos chamar de correto. ⠀

Se você estiver preocupada com uma cor anormal no seu sangue menstrual e / ou estiver experimentando algum dos seguintes sintomas, é melhor procurar um medico:⠀
🔸Suspeita de gravidez e sangramento⠀
🔸Fortes dores agudas⠀
🔸Febre⠀
🔸Duração maior de 7 dias⠀

Veja algumas cores e seus significados acima.⠀
Grande Abraço,⠀
Dr. Léo 👨🏼‍⚕️